A Tendência Pedagógica Liberal Tradicional e sua aplicabilidade na Blogosfera.







O conteúdo deste Blog está sendo redirecionado para https://momentoextrajudicial.blogspot.com/ - Visite já o nosso novo blog e tenha acesso a muito mais conteúdo. https://momentoextrajudicial.blogspot.com/ 


Ao analisar as tendências pedagógicas na prática escolar, na linha de pensamento de José Carlos Libâneo (1990) tentei imaginar se existe a possibilidade de aplicar a corrente Liberal Tradicional nas formatações de postagens para os Blogs, e se um professor seguidor de tal metodologia conseguiria utilizar o Blog como um recurso de aprendizagem para os alunos.


A Tendência Liberal Tradicional é para LIBÂNEO (1990) moldada sob Ensinos Humanísticos, e na dedicação que o discente se propõe para alcançar seus objetivos. A vida do aluno fora da sala de aula em nada pode influenciar a sua aprendizagem, assim como as questões sociais condizentes com a realidade financeira, situação familiar, crenças e costumes, e ainda o desenvolvimento etário, pois a idade não pode ser levada em conta, a organização lógica do pensamento seria neste caso idêntica tanto na criança como no adulto. É característica do método aplicado pelo docente a valorização da escrita e do falar bem, da gramática, e a exigência pela atitude receptiva e mecânica do aluno.

Neste sentindo, compreendo que as fontes oriundas de blogs e congêneres não seriam recursos utilizados por professores de concepção Liberal Tradicional, visto que tal meio, em grande parte, não apresenta as formalidades, e segmento pela língua culta, e adaptações aos valores e normas vigentes.

Entretanto, para meu entendimento, o aluno educado e ensinado nas bases desta tendência pedagógica poderá por conta própria completar sua formação cognitiva nas buscas pela Internet, e assim estabelecer um método comparativo entre as realidades vividas e as consequências que hão de vir.


Referências:

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments