outubro 30, 2010

Maria Antonieta

Prometida ao Rei Luis XVI ( Jason Schwartzman ) aos quatorze anos de idade, a ingênua Maria Antonieta ( Kirsten Dunst ), é lançada na opulenta corte francesa que é cheia de intrigas e escândalos. Sozinha, sem orientação e perdida em um mundo perigoso, a jovem Maria Antonieta se rebela contra a atmosfera isolada de Versalhes, e no processo, ela se torna a monarca mais incompreendida da França.
Kirsten Dunst faz o papel da jovem princesa cuja vida cheia de fatalidades se transforma em material para lendas e mitos. A história começa quando Maria Antonieta, aos quatorze anos de idade é levada para longe de sua família e de seus amigos de Viena, despojada de todos os seus pertences e jogada no sofisticado e decadente mundo de Versalhes, a pródiga corte real perto de Paris.
Maria Antonieta é uma simples marionete em um casamento arranjado feito para solidificar a harmonia entre duas nações. Seu marido adolescente, Luis ( Jason Schwartzman ), o Delfim, como era chamado, é o herdeiro do trono francês. Mas Maria Antonieta está totalmente despreparada para ser o tipo de governante que o povo francês deseja. Por baixo de sua elegância, ela é uma assustada, desprotegida e confusa jovem mulher, cercada por perversos caluniadores, falsos aduladores, pessoas manipuladoras e fofoqueiros. Presa pelas convenções de sua posição, Maria Antonieta precisa encontrar uma forma de se encaixar no complexo e traiçoeiro mundo de Versalhes.
Além de todos os seus infortúnios também existe a indiferença de seu novo marido, Luis. Seu casamento permanece sem ser consumado por incríveis sete anos. O desajeitado futuro Rei prova ser um desastre como amante, causando grandes preocupações ( e infindáveis fofocas ) de que Maria Antonieta nunca será capaz de dar a luz a um herdeiro.
Perturbada e soterrada por todos os problemas, Maria Antonieta busca refúgio na decadência da aristocracia francesa e em um secreto caso amoroso com o sedutor Conde sueco Fersen ( Jamie Dornan ). Suas indiscrições logo se tornam o assunto da França.
Seja ela sendo idealizada por seu impecável estilo ou vilanizada por ser imperdoavelmente inatingível com seus objetivos, as reações a Maria Antonieta sempre são extremas. Ainda assim, aos poucos, conforme amadurecia, ela começou a encontrar seu caminho como esposa, mãe e Rainha – apenas para ser tragicamente arrastada para uma sangrenta revolução que mudou a França para sempre.
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outubro 29, 2010

Luan Santana

Musicas :
01 – Meteoro
02 – Você não sabe o que é o amor
03 – Sinais
04 – Tô de cara
05 – Aqui é o seu lugar/Digitais
06 – Minha boca você não beija mais
07 – Jogo do amor
08 – Vou Voar
09 – Sempre com você
10 – eu to jogando verde
11 – Sobrenatural
12 – Apaixonado/A loira do carro branco
13 – Pra você lembrar de mim
14 – Você do meu lado
15 – A louca
16 – Chocolate
17 – Amigos pela fé

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outubro 28, 2010

Sociedade dos poetas mortos:

RESENHA: A escola está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar. A chegada do professor Keating ao internato mexeu com as estruturas da instituição, baseada nos princípios da tradição-honra-disciplina-excelência. Embora ex-aluno da Welton School, Keating professava um estilo dito revolucionário, nas suas aulas de literatura inglesa e no relacionamento proposto aos seus discípulos. O resultado é fácil de imaginar. Esta é a trama central do filme Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, e que foi um dos premiados com o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood. As cenas se passam em 1959 e colocam em evidência os conflitos entre o conservadorismo expresso pela direção exercida pelo anglicano Nolan e o jovem mestre, que entra na sala de aula assoviando a 1812, para espanto dos seus engravatados alunos. Logo depois, manda arrancar as folhas de Introdução à Poesia, de Pritchard , sob a alegação de que era um texto superado. Keating, interpretado pelo excelente Robin Willians, permite que os seus alunos subam nas mesas, joga futebol, com eles, incentiva Neil a ser ator, contrariando o pai autoritário, que o retira da escola, ameaçando-o com uma academia militar:- Você não tem nada que pensar, deixe que o faça por você ! Pressionado e angustiado, Neil se suicida, com o revólver do pai.Foi uma das cenas mais fortes desse filme de altíssima qualidade. Questiona-se até onde deve ir a autoridade paterna, chocando-se com a vocação do filho, este amparado pelo professor compreensivo e amigo. Após o suicídio , a família de Neil processa a escola, responsabilizando-a pelo desvio do jovem adolescente.E é claro que a culpa recai sobre Keating, para quem a verdadeira educação é a que induz o indivíduo a escolher o que gosta, o que está dentro de si, e não o que lhe é imposto. Por isso mesmo, faz da legenda latina carpe diem (aproveite o dia) o seu lema permanente. Quando preciso, as aulas eram dadas no pátio da escola, com forte sensibilização do aluno para o objeto do estudo, sem passar pela teorização. Histórias sobre educação e métodos pedagógicos, em geral, produzem trabalhos de pouco apelo popular. Não foi o que aconteceu com Dead Poets Society. O seu sucesso internacional mostra, acima e tudo, um incrível interesse pelas relações entre autoritarismo e liberdade, pais e filhos, colegas entre si. Aliás, o filho focaliza, em fortes contornos, a figura do dedo-duro Cameron, um lourinho subserviente, que criticava o professor querido da turma, pelos seus excessos de liberalidade. Foi ele que contou à diretoria o que se passava em classe. Keating é expulso de Welton , Nolan retoma as suas aulas e o faz dentro do estilo conservador de sempre. Quando Keating entra na sala para apanhar os seus pertences, numa cena valorizada pela música de Maurice Jarre, alguns dos alunos, mais chegados reagem à sua saída. Sobem à mesa, num gesto de solidariedade, enquanto Keating se comove, chegando às lágrimas. O diretor esbraveja, protesta, mas a atitude dos jovens é mais forte – e é o que fica da mensagem embutida nesta obra-prima do cinema contemporâneo. O professor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, diz : - É um filme que deve ser visto e discutido pelos educadores brasileiros, aos quais se recomenda atenção para o que ele representa em termos de educação moderna.* é professor universitário, jornalista e escritor

Texto disponível em http://pt.shvoong.com/books/423193-sociedade-dos-poetas-mortos/
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outubro 27, 2010

BULLYING - PROVOCAÇÕES SEM LIMITES

Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.














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outubro 25, 2010

Mayck e Lyan

01 Em Tempo de Avanço/Na Barba do Leão
02 Viola na Cachola
03 Admirável Gado Novo
04 Defendendo a Tradição
05 Cobra Venenosa
06 Travessia do Araguaia
07 O Preço da Glória
08 Luar do Sertão
09 Pra Não Te Perder
10 Modão de Cabra Macho
11 Pagode/Linha de Frente/Chora Viola
12 Deixe a Poeira Voar
13 Cana Verde/Cabelo Loiro/Moreninha Linda





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outubro 24, 2010

A Jovem Rainha Victoria

"Você já se sentiu como uma peça de xadrez? Numa partida jogada contra sua vontade?" Victoria

Interessantemente, a história da rainha Victoria pode agradar e muito as platéias mais novas. Principalmente as meninas adolescentes. Talvez por isso tenham escolhido a atriz Emily Blunt para o papel, já que fisicamente elas em nada se parecem. Procure as fotos da verdadeira rainha e verá que a monarca real tem "proporções" bem mais robustas que a jovem atriz, vista como a outra assistente de Meryl Streep em O diabo veste Prada.
Deixe-me explicar porque disse sobre as platéias mais novas. Victoria é uma precursora dessa geração internet de hoje. Para sua sorte, ela deve escolher com quem vai casar. E ela que deve fazer o pedido de casamento. A sua escolha cai em Albert, com quem mantém contato através de cartas, tal como a garotada de hoje mantém contato através de e-mails e outras formas de contato pela internet.
Victoria é filha da Duquesa de Kent (Miranda Richardson), uma mulher, que para azar de Victoria, é fortemente influenciada por Sir john Conroy (Mark Strong). O desejo de Conroy é que o rei morra antes de Victoria completar 18 anos, e assim poder controlar a menina e o poder que ela possuirá. A menina porém, é forte e resiste sempre. Ela tem plena consciência do que ela será. Os esforços dos dois, somente faz com que cresça triste e isolada. "Acha que esquecerei do que está fazendo comigo, mãe?", ela diz.
A história foca mais no romance entre os dois. E o casal protagonista apresenta uma sintonia perfeita. Blunt, apesar de fisicamente diferente, interpreta com precisão a rainha. Sempre de forma melancólica, como se nem ao menos conhecesse o que é a felicidade. Rupert Friend faz uma química perfeita com ela, e ainda por cima, sabe o momento exato de dar espaço para deixá-la brilhar. A química é tanta que chega a ser tangível.
Você pode até se perguntar se não vai ser chato mais um filme de rainhas, até mesmo depois dos recentes Elizabeth's que fizeram. A resposta mais provável seria não. Essa rainha não se envolve com guerras ou questões com outros países. Seus problemas são existenciais. E uma bela história de amor. Nem que seja para apreciar o visual belíssimo do filme, ele faz valer a espiada que tinha dito.

Resenha disponível em: http://resenhafilme.blogspot.com/2010/05/jovem-rainha-victoria.html
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outubro 23, 2010

Elvis e Anabelle – O Despertar de Um Amor

No filme Elvis e Anabelle – O Despertar de Um Amor Anabelle é a rainha da beleza em uma pequena cidade, sendo preparada para concorrer ao concurso de Miss Texas, aos cuidados de sua ambiciosa mãe. Mas ela morre tragicamente em um desfile, ressuscita milagrosamente na funerária do jovem Elvis, um rapaz cheio de responsabilidade que se vê obrigado a abandonar seus sonhos. Desde então, os dois passam a ter uma relação muito forte e descobrem juntos o amor, a liberdade e a felicidade… Mas precisarão enfrentar obstáculos para ficarem juntos para sempre.

TRAILER:


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outubro 19, 2010

Divulgação:

Olá visitantes do blog,

Gostaria de convidá-los a conhecer o blog da minha noiva, Aline Maldonado, fisioterapeuta, especialista na área de saúde coletiva. Um blog direcionado à análise de diversas patologias, além de notícias e comentários relacionados a este ramo laboral. O link para o blog é: http://alinemaldonado.blogspot.com/

Abraço a todos e sigam lá... blz... T+
outubro 16, 2010

Informativo:

Olá blogueiros, e visitantes do Blog,

Estou aqui para falar um pouco sobre um projeto que pretendo realizar no blog ainda este ano. Trata-se de uma Rádio Online, com programas ao vivo, interagindo com os visitantes via chat, MSN, ou algum outro meio que estou ainda estudando a melhor opção. Além de muita música e notícias do cotidiano abordaremos temas que são posts nos blogs pela net. Discutiremos diversos assuntos, faremos leitura das teses defendidas, assim como das poesias e crônicas postadas por nós anônimos amantes da comunicação cultural.

Aproveito esta postagem também para pedir desculpas a todos visitantes do blog pela falta de criatividade nos posts. Devido à correria do meu dia a dia estou postando apenas alguns conteúdos que já possuo no PC, e uma seleção de algumas coisas interessantes que acho navegando nos blogs de parceiros.

Agradeço a todos os seguidores pelas visitas. Ao amigo Paulo Francisco do Blog http://cores-e-nomes.blogspot.com/ que sempre está por aqui dando uma força com seus comentários deixo meu abraço e a indicação para aqueles que procuram conteúdo de qualidade na net. Seu estilo e inspiração para as poesias compartilhadas em seu blog são de tamanha preciosidade literária que o torna digno de ser respeitado entre nós blogueiros.

Deixo aqui uma dica para aqueles que também procuram obter um incentivo financeiro com as postagens e compartilhamento de conhecimento. Sou usuário Premium do HOTFILE e indico a afiliação. Vale a pena ser membro.

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outubro 16, 2010

Sociedade dos Poetas Mortos

Uma escola em que não se pode pensar, menos ainda fazer questionamentos. Esse é o modelo pré-histórico de escola, que é mostrado no filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Traduzindo: é uma escola tradicional.
Esta escola tem como base um sistema hierárquico disciplinador que nada difere do sistema militar. O livre pensar é proibido. Na verdade a escola é organizada de modo que os alunos ao se formarem entre nas melhores universidades. Ou seja, seus métodos ultrapassados, baseiam-se em repetir, repetir e repetir, metodologias para que os alunos decorem e não que aprendam. Formam-se repetidores e não pensadores nesta escola.
Da mesma forma os estudantes apresentados em SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, são coagidos e aceitam o que a escola os impõe. Até mesmo em função da repressão de seus pais. Estes dizem que querem o melhor para os seus filhos. Mas não perguntam se é isso que eles querem.
Até que o professor Keating, os influencia, os faz pensar por si mesmos. Toma uma atitude corajosa, Foge dos padrões. Não os faz repetir, mas sim os faz pensar, criar... Entender o mundo e as pessoas que o habitam. Com isso os estudantes passam a entender, a pensar e vêem que devem seguir suas vocações, e não a imposição de seus pais.
Logo esse filme nos faz perceber o quanto que o papel do professor perante seus alunos é muito importante. Pois como educador, este deve estimular a formação de cidadãos. Mais do que isso, que sejam críticos, criativos e pensadores. Para que no nosso futuro nós tenhamos uma sociedade mais igual livre dos problemas que já conhecemos é preciso que a escola se modernize. Em tempo robótica, internet, Saber fazer com que os alunos consigam distinguir o certo do errado é mais do que um dever, É UMA OBRIGAÇÃO do educador. Pois vemos, hoje em dia, os valores morais sendo deturpados. Principalmente pela mídia

DOWNLOAD: http://hotfile.com/dl/76410762/4f9d436/S0c13d4d3.d0s.P03t4s.M0rt0s._www.filmesadvanced.com.AVI.html
outubro 16, 2010

A LENDA DE UM GUERREIRO

Buscando uma maneira de voltar para Roma, César propõe aos druidas que abasteçam os romanos com suprimentos. Em troca, expulsaria os alemães da Galícia. Ao saber que Celtill, chefe do povo Arvern, está a ponto de reunir todos os chefes Gauleses, o furioso César ordena que a conspiração seja aniquilada. Na reunião, Celtill revela que o propósito do encontro é a eleição de um Rei da Galícia, que comandaria todas as tribos. Ao se candidatar, ele é traído por seu próprio irmão. Seu filho Vercingétorix tenta salvá-lo em vão e presencia sua execução. Esta experiência transforma o jovem em um homem. Um homem com um único propósito: vingar a morte de seu pai. Acolhido em uma escola druida, Vercingétorix é iniciado neste novo mundo de magia, onde aprende o uso das armas. E, após quatro anos de estudos, ele decide deixar os druidas para vingar seu pai.


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outubro 14, 2010

KID ABELHA

1. Tudo de Nós
2. Lágrimas e Chuva
3. Eu Contra A Noite
4. Nada Sei (Apnéia)
5. Maio
6. Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê)
7. Eu Só Penso Em Você
8. Grand Hotel
9. Gilmarley Song
10. Brasil
11. Os Outros
12. Amanhã é 23
13. Como Eu Quero
14. Mudança de Comportamento
15. Eu Tive Um Sonho
16. Meu Vício Agora
17. Quero Te Encontrar
18. No Seu Lugar
19. Fixação
20. Te Amo Pra Sempre
21. Pintura Íntima
22. Baba
 
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outubro 13, 2010

Exaltasamba - 25 anos ao vivo

DOWNLOAD DO AÚDIO: http://hotfile.com/dl/75871855/401dcaa/Ex25AV10.rar.html

Detalhes do Arquivo:
1.Abertura
2.Tá Vendo Aquela Lua
3.Aceita Paixão
4.Um Minuto
5.Minha Razão Part. Chitãozinho & Xororó
6.Falando Segredo
7.Fugidinha
8.Bem Que Se Quis
9.Hoje Tem
10.É No Pagode
11.Viver Sem Ti Part. Mariana Rios
12.Fase Ruim
13.Não Seria Justo
14.Uma Carta Pra Deus Part. Reginaldo Manzotti
15.Não Tem Hora e Nem Lugar
16.Caminho Sem Amor
17.A Gente Faz a Festa Part. Mr Catra
18.É Problema Meu
19.Pra Que Chorar
20.Tô Dentro, Tô Fora
21.Quero Ter Você
22.Para de Falar Tanta Besteira Part. Rodriguinho
23.Domingo de Sol
24.Virei a Mesa
25.Toda Forma de Amor

Banda: Exaltasamba

Nome do Álbum: 25 Anos Ao Vivo Oficial
Gênero: Pagode
Ano de Lançamento: 2010
Gravadora: EMI
Informações Tamanho: 81.61 MB Formato: mp3

DOWNLOAD DO AÚDIO: http://hotfile.com/dl/75871855/401dcaa/Ex25AV10.rar.html
outubro 13, 2010

Crepúsculo - Lua Nova

Sinopse do filme Lua Nova,.
Só relembrando, em Crepúsculo a frágil e desastrada Bella Swan (Kristen Stewart) se muda para Forks, uma pequena e monótona cidade, fria e chuvosa sem nenhuma perspectiva até conhecer Edward Cullen (Robert Pattinson) e descobrir que ele é um vampiro, mas já é tarde demais, porque ela já esta apaixonada e para sua sorte ele também esta. Apesar dos perigos que ela corre perto dele ela não aceita se separar.
Mas em Lua Nova Edward decididamente convencido de que é mais seguro para Bella ficar longe dele decide então ir embora dizendo “Prometo que esta será a última vez que vai me ver”.
Então ela mergulha numa depressão que parece não ter fim até encontrar conforto na companhia de seu então melhor amigo Jacob Black (Taylor Lautner) que nada mais é do que um lobisomem, ou seja, inimigo dos vampiros.
Mas é com ele que Bella se sente segura quando começa a sentir a ameaçadora volta de Victória que pretende vingar a morte de James, com a sua morte, pois Victória acha que tem que ser um parceiro pelo outro.
Nas aventuras perigosas e atrevidas que Bella vive com Jacob ela encontra uma forma de ouvir a voz de Edward em sua mente, sempre que ela se coloca em perigo sem que ele esteja perto para protegê-la, ela ouve sua voz a reprimindo. Jacob se afasta de Bella para que ela não corra perigo e isso faz com que ela entre na mais profunda tristeza.
Desta vez Bella se surpreende com os homens-lobos e com uma forte família de vampiros que dominam a espécie e que moram na Itália, os Volturi, eles representam um grande perigo para Bella e para os Cullens no decorrer da trama. Bella terá que salvar a vida do seu grande amor e em troca disso arruma mais alguns inimigos, os Volturi.
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outubro 11, 2010

O COMBATE

Em 1942, Don Smith tinha apenas 19 anos e deixou para trás sua casa, seus sonhos e o que poderia ter sido um grande romance, para servir bravamente ao seu país na Segunda Guerra Mundial. Após três anos de intensas batalhas, ele se agarra nas memórias dos amigos que fez e de todos aqueles que perdeu no caminho. Don segue a sua luta defendendo o território conquistado e o único objeto que mantém a vontade de querer volta pra casa, são e salvo. Combate é baseado em uma emocionante história real, que mostra como estes jovens – que ao derramarem tanto sangue – tornaram-se grandes homens.
Elenco: Cole Carson, Lauren Bair, Michael J. Prosser, Sean McGrath, Eric Martin Reid.ASSISTIR ONLINE:
outubro 11, 2010

CELA 211

Juan Oliver (Amman), funcionário novato de uma prisão, sofre um acidente no seu primeiro dia de trabalho, minutos antes de explodir um motim na área dos presos mais temidos e perigosos, encabeçado por Mala Madre (Tosar). Os seus companheiros fogem para salvar as próprias vidas e abandonam à sua sorte o corpo inanimado de Juan na cela 211. Ao acordar, Juan compreende a situação e se faz passar por presidiário perante os amotinados. A partir desse momento, o protagonista terá que sobreviver à base de astúcia, mentiras e correr riscos, sem saber como irá acabar.



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Programa de Afiliados Abam
outubro 10, 2010

Ivete Sangalo - Duetos

Se sozinha Ivete já faz a maior festa, imagine a estrela com os maiores intérpretes da nossa música. Uma oportunidade para os fãs de estarem próximos a momentos inesquecíveis e marcantes de uma das maiores cantoras populares de todos os tempos.
Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano, Sorriso Maroto, Alejandro Sanz, Maria Bethânia, Alexandre Pires, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, entre outros, reunidos em um só projeto com 19 faixas no DVD. Toda a versatilidade, vigor e carisma de Ivete Sangalo junto a tanta gente boa e a vocês também.

Corazón Partío - Part. Esp.: Alejandro Sanz
Estrela Cadente - Part. Esp.: Alexandre Pires
Se Eu Não Te Amasse... - Part.: Roberto Carlos
Teus Olhos - Part. Esp.: Marcelo Camelo
Além Mar - Part. Esp.: Ásia de Águia
Não Vou Ficar - Part. Esp.: Samuel Rosa
Céu da Boca - Part. Esp.: Gilberto Gil
Não Me Conte Seus... - Part. Esp.: Banda Eva
Chão da Praça - Part. Esp.: Margareth Menezes
Por Causa de Você Menina - Part.: Jorge Ben Jor
Ajayô - Part. Esp.: Luiz Caldas
Muito Obrigada, Axé - Part. Esp.: Maria Bethânia
Dunas - Part. Esp.: Rosas Passos
Não Precisa Mudar - Part. Esp.: Saulo Fernandes
Sintonia e Desejo - Part. Esp.: Aviões do Forró
Amor que Fica - Part. Zezé Di Camargo & Luciano
Tempos Modernos - Part. Esp.: Netinho
Quanto ao Tempo - Part. Esp.: Carlinhos Brown
Nosso Sonho/ Conquista/ ... - Part.: Mc Buchecha
outubro 09, 2010

Guilherme e Santiago

Tudo Tem Um Porque é o terceiro DVD da dupla Guilherme & Santiago. Baseado num repertório inédito, as canções presentes no DVD seguem uma linha bem-humorada, com refrões fáceis e divertidos. Entre uma extensa sequência de músicas inéditas, a canção Tô Pra Lá de Bagdá foi a que teve melhor resposta de público, mesclando o sertanejo, com o axé. A boa surpresa para os fãs de sertanejo ficou com as regravações de A Noite do Nosso Amor e Noite Maravilhosa, ambas de Cézar & Paulinho.
Lista de Músicas.
1) Mete Sua Boca
2) Por Isso
3) Coração Sem Juízo
4) O Mundo Gira (Agora É Tarde)
5) Tá Se Achando
6) Solteiro Sim, Sozinho Nunca
7) Noites
8 ) Se Você Não Me Ama
9) Que Dá Vontade Dá
10) Me Leva
11) Safada,Cachorra,Bandida
12) Tô Pra Lá De Bagdá
13) Na Hora Certa
14) Apenas Bons Amigos
15) O Batidão De Goiás
16) O Amor Que Eu Sonhei
17) Tudo Tem Um Porquê
18 ) Coração Mudou (Eu Quero Ver)
19) Quer Beijar Na Boca
20) Deixa De Orgulho
21) Pot-Pourri A Noite Do Nosso Amor
22) O Êxtase Do Amor
23) E Daí?
24) amizade sinsera
outubro 07, 2010

A Última Legião

Desde que vi nos escaparates das livrarias o título “A Última Legião“:...que fiquei curioso, já que este período da História é precisamente um dos que mais me interessam. Por várias razões adiei a compra até que o livro desapareceu das livrarias, por isso, quando tive recentemente oportunidade de ver o DVD do livro… Não perdi a ocasião (sim, a ocasião perguiçosa de “ler” em hora e meia um livro…) e lá vi a coisa. E de uma “coisa” realmente se trata aqui… Raras vezes encontrei tantos erros e tão flagrantes num filme histórico… Algumas, mas nem todas, radicam em fragilidades do próprio livro do italiano Valerio Manfredi. Este “Manfredi” aparece nas bibliografia como “professor de arqueologia” na Universidade Luigi Bocconi de Milão, mas procurando AQUI entre os seus docentes… Não consta tal nome, embora NESTE artigo da “infiável” (?) Wikipedia encontremos essa referência… A propósito, já vos disse que sou doutorado em Física Quântica pela Universidade Beargh-Boirg de Ulun Bator? Seja ou não realmente professor, ou tenha já deixado de o ser entretanto, o certo é que Manfredi encharcou o seu livro dos erros cujos ecos encontramos agora no filme de Doug Lefler…

A história decorre em 476 a.D. e narra os acontecimentos históricos ocorridos em torno do jovem Romulus Augustus, aliás, logo o… primeiro erro histórico do filme! Rómulo assume o trono ao mesmo tempo que Odoacro e o seu lugar-tenente Wulfila massacram a sua família e capturam Rómulo levando-o juntamente com Ambrosinus, o seu mestre, para a ilha de Capri (pois!). Com a promessa de auxílio bizantina, Aurelius, um general romano, tenta resgatar Rómulo, com o apoio da mercenária bizantina Mira, depois, a acção desenrola-se a caminho da Bretanha (Grã-Bretanha) onde a história assume um… rumo mais ou menos inesperado.

1. O Nome do Imperador
Embora a personagem principal tenha o nome de “Romulus Augustus”, o seu nome efectivo era diferente…: Romulus Augustulus. Talvez menos eficiente, no que concerne à sonoriedade e logo, ao sucesso do livro e do filme, mas certamente menos historicamente correcto.

2. O Terço de Itália
No filme, Odoacro surje logo numa das primeiras cenas exigindo ao imperador Orestes (outro erro, este Flavius Orestes nunca foi imperador…) a entrega de 1/3 da Itália, algo a que este reage com espanto e consternação. Ora, na verdade, não foi Odoacro que exigiu este terço, mas Orestes quem o ofereceu a troco do apoio dos 30 mil bárbaros foederati comandados por Orestes contra o imperador reinante no Ocidente, de nome Julius Nepos… Orestes procurou enganar os bárbaros entregando-lhes pedaços de terras estéreis nos Apeninos, mas após derrotarem Nepos em 475, o qual lutou na Dalmatia até 480 (ou seja, uns bons cinco após a queda do Império do Ocidente).

3. Orestes “imperador”
Flavius Orestes foi nomeado Magister militum e Patricius pelo imperador Nepos, revoltando-se depois, mas nunca vestiu a púrpura, isto é, nunca assumiu o título imperador, como surge no filme, tendo preferido após a sua revolta coroar o seu filho como último imperador de Roma

4. Roma, a “Capital” do Império Romano do Ocidente
Embora em “The Last Legion“, Roma surja como a capital do Império Romano do Ocidente, de facto, desde 402 d.C. que a capital fora transferida para Ravena, estando a “Cidade Invicta” em plena decadência nessa época, e não a próspera cidade que aparece delineada no filme…

5. Os romanos do “lado errado da fronteira”
Na cena em que o grupo liderado por Aurelius e escoltando Rómulo sobre às muralhas do “Muro de Adriano” observam antigos legionários romanos aproximando-se dos muros… Ora Aurelius e os seus sobem pelo sul, depois do desembarque e estes legionários vêem de… norte! Ora a norte do “Muro de Adriano” estavam os Pictos, e embora de facto fosse comum que os legionários romanos destacados nas fronteiras estabelecessem casa e família junto das muralhas, não o faziam obviamente do lado de lá das mesmas! Porque seriam estes legionários uma excepção!? E por outro lado e last but not least… A Bretanha foi abandonada pelos romanos em 401 d.C., mesmo se estes “romanos” tivessem ficado para trás, teriam na época (476 d.C.) uns valentes 90 a 100 anos de idade! Ou seja… Seriam de utilidade guerreira muito marginal…

6. Os legionários destacados para a defesa do “Muro de Adriano”
No século V d.C. a guarda das muralhas das fronteiras do Império estava entregue não aos “legionários”, termo que aliás tinha caído em desuso e que fora substituído como designação das forças mais ofensivas do Império como Comitatenses. As forças destas guarnições eram conhecidas como Limitanei e eram tropas com armamento muito ligeiro nada de semelhante aos legionários “convencionais” que aparecem no filme…

7. A Entrega das Insígnias a Bizâncio
Embora no filme, Odoacro pareça empenhado em obter o reconhecimento de Imperador Zeno do Oriente, na verdade omite o detalhe mais importante destas relações… É que pouco depois da tomada do poder, Odoacro renuncia ao título de imperador e envia para Constatinopla as insígnias imperiais. Este pequeno “detalhe”, é omitido intencionalmente de forma a manter Rómulo como um imperador com algo para onde voltar…

8. Lucullus e não a Ilha de Capri, como local de exílio de Rómulo
Odoacro ordena que Wulfila escolte Rómulo até à Ilha de Capri, onde este deve viver em exílio até ao fim dos seus dias. Bom, tudo bem. De facto, Odoacro teve a sábia atitude de remeter Rómulo para o exílio, em vez de fazer dele um mártir, o que afastaria muitos romanos de que o bárbaro precisaria para administrar o recentemente conquistado Império. Mas não foi exilado para Capri, mas para a villa de Lucullus, nos arredores de Nápoles. Aqui Rómulo viria a morrer de velho… Não algures na Bretanha…

9. A Batalha de “Mount Badon”
No filme, uma das últimas cenas mostra a batalha de “Mount Badon”, que teria ocorrido por volta de 500 d.C. e onde Artur teria vencidos os Anglo-Saxões… Não Wortigen, que aparece no filme como se fosse um “germânico”… E é Artur, nenhum general romano, nem romanos, mas bretões, ainda que alguns possam ter – se é que esta batalha ocorreu mesmo – servido no exército romano, como Limitanei.

10. A “Linhagem de César”
No filme, o imperador Tibério surge como descendente da linhagem de César. Ora, nada mais falso. O próprio Augusto, já era filho adoptivo de César, e portanto, não era da sua linhagem, e Tibério, por sua vez, também era filho adoptivo de Augusto! Por isso, linhagem de César, que supostamente teria tido continuidade até Rómulo Augustulo de facto, nunca existiu!

11. A Ilha de Capri de Tibério
E aquilo que se passava em Capri, naquela Villa que de facto Tibério aqui construiu era de muito má memória, e nada daquela “aura nobilitante” que o filme faz questão de erguer… Aliás, na época a ilha era famosa pelas orgias que aqui organizava:
“También disfrutaba con jóvenes y adultos de ambos sexos, con los que se solazaba asistiendo a un espectáculo llamado spintries, que consistía en una unión sexual a tres (muchachas y jóvenes libertinos, revueltos), que tenían que actuar hasta que el tirano se desahogaba. Para excitarse él y los que actuaban para él, tenía una apropiada biblioteca con obras de una célebre poetisa llamada Elefántide de Mileto, y de otros autores como Hermógenes de Tarsia o Filene, todas ellas hijas de un mismo motivo y un estilo especialmente dirigido a la excitación de los sentidos. Pero si los textos sicalípticos ocupaban la biblioteca de Tiberio en Capri, también necesitaba, y buscaba, cuadros de la misma temática que acompañaran a sus escenas orgiásticas” (ver AQUI).

12. O Bárbaro que sabia ler (!?)
Wulfila, o lugar-tenente de Odocro consegue ler a inscrição na base da estátua de César, na ilha de Capri. Espera. Um oficial germânico a ser capaz de ler? Latim? Pois sim… Seria mais credível colocar Wulfila a declamar Sócrates (o outro) ou a tocar piano do que vê-lo a ler. Os bárbaros germânicos que invadiram o Império nessa época não sabiam ler e confiavam nos romanos que recrutavam para a sua administração civil para essa tarefa. Entre estes, Boécio, o servidor de Teodorico, o rei dos Ostrogodos será o mais conhecido.

13. Os soldados “romanos”
Embora exista a crença generalizada que o exército romano do século V d.C. era formado essencialmente por bárbaros “romanizados”, contudo, estudos recentes indicam que afinal de contas, no exército romano desta época o número de bárbaros não era afinal assim tão dominante… De facto, mesmo entre os auxilia palatina que cumpriam missões de guarda na capital só tinham um quinto de bárbaros romanizados. De facto, o exército romano do começo do Império poderia incluir uma percentagem superior de bárbaros… De qualquer modo, entre os soldados de Aurelius não se vê um único germânico… E essa total ausência é de estranhar (embora surja de facto um africano).

14. A “Legio Nona Invicta”
A “Legio Nona Invicta” do general Aurelius deveria corresponder à “Legio IX”… “Hispana”! Uma legião recrutada na Hispânia pelo próprio Júlio César em 58 d.C. e incluindo… bastantes lusitanos… É verdade que a Legio IX serviu no actual Reino Unido, mais exactamente em Eburacum (York), mas foi extinta no reinado do saudoso Marco Auréli, no século II d.C.! Curiosamente, este legião continua a existir nos dias de hoje, como se poder ver… AQUI! E não era “Invicta”, coisa nenhuma, mas apenas… “Hispana”, claro!

15. A “espada de César”
Os romanos nunca tiveram uma tradição de “objectos mágicos”… Não houve nenhuma espada mágica de César, nem lendas sobre a dita. Aliás, o próprio conceito em si é mais céltico do que romano, sendo o objecto semelhante mais famoso a “Excalibur” que serve aqui de protótipo a mais esta invenção de Manfredi.

16. O duplo erro da Coroação de Rómulo
A coroação de Rómulo não teve lugar nem em Roma, nem em 460 d.C.! Falhanço em toda a linha no que respeita a fidelidade histórica! Vá lá… Foi coroado e pelo menos aí Manfredi acertou! A coroação teve lugar em 476 e na então capital romana de Ravena…

Resenha de Clavis Prophetarum

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outubro 06, 2010

O POPULISMO NA AMÉRICA LATINA.

1 INTRODUÇÃO:


A presente pesquisa retrata um dos temas mais discutidos e importantes para a compreensão da História política e social da América Latina. Um contexto digno do apreço por parte de futuros professores, historiadores, sociólogos. Enfim, a todos aqueles que se interessam na aquisição do conhecimento voltado para a verdadeira identidade do Estado e de seus líderes, assim como assimilar a participação dos liderados e dos meios utilizados para disciplinar a relação de quem detém o poder e seus súditos.
Neste trabalho o tema abordado é o “Populismo”, apresentando suas características e aplicabilidade em determinados períodos, localidades, e situação vigente na qual este se manifestou, sendo que sua face nem sempre foi assumida por quem o empunhava, ou seja, deixando o sentido figurativo e aderindo o literal da explanação, entende-se que alguns líderes possuíram ou possuem características de um governo populista, porém não os conceituam desta forma, consentindo apenas serem denominados como um movimento de esquerda.
Adentrando ao assunto, a dissertação permite ao leitor refletir e formular sua própria crítica, sendo que o autor que esta subscreve reserva-se ao direito de expor a doutrina e registrar os pontos fundamentais no desenvolvimento, para que assim a cognição auferida seja fiel as obras que se dedicam a esta temática.
O populismo é um termo que marcou gerações e se estenderá e ampliará ainda mais. A América Latina está cheia de seus resquícios, e o movimento populista é até hoje arma utilizada para que novos líderes se lancem ao mercado político. Uma forma de cativar, de adquirir simpatizantes, principalmente das camadas sociais de baixa renda, da massa popular. Classe citada que facilmente é persuadida pelos meios de comunicação, aliados essenciais para a implantação de um sistema nacionalista.
Porém, salienta-se que o nacionalismo não é uma regra para a aderência do Populismo, pois casos já constatados na História revelam que o governante volta atrás de seus discursos e promessas e se rendem ao imperialismo de grandes potências, e mesmo diante desta conturbada relação conseguem manter características necessárias para que um Líder opere um regime Populista.

O POPULISMO NA AMÉRICA LATINA

A reorganização política após a Segunda Guerra mundial resultou na América Latina em grupos simpatizantes do socialismo, em partidos com programas políticos direcionados a atender as classes populares menos favorecidas, e diante do grande número de pessoas de baixa renda formas de governos foram surgindo visando o clamor social, a contagiar grandes multidões e fazer com que suas regras fossem cumpridas, desde então termos como militarismo e Populismo ganharam força na historiografia e constantemente a forma popular de governar reflete no cotidiano dos países latino-americanos.
O Populismo é um tipo de governo que garante os interesses da elite econômica, enquanto expõem em público uma face que parece atender às necessidades populares. (PETTA, Nicolina Luiza de, 2005.)
Entre os governos populistas temos aqueles que apresentam características mais específicas, sendo mais fáceis de assim denominá-los, pois o discernimento é divergente, uns os assumem como assim sendo seu governo, outros não. Interessante para esta assimilação é os traços elencados pelo historiador mexicano Enrique Krauze, em seu artigo “Os dez mandamentos do Populismo”. Sendo eles:

1º O Populismo exalta o líder carismático; 2º O populista não só usa e abusa da palavra: ele se apropria dela; 3º O Populismo fabrica a verdade; 4º O populista usa de modo discricionário os recursos públicos; 5º O populista divide diretamente a riqueza; 6º O populista alimenta o ódio de classes; 7º O populista mobiliza permanentemente os grupos sociais; 8º O populismo fustiga sistematicamente o inimigo externo; 9º O populismo despreza a ordem legal; 10º O populismo mina, domina e, em último recurso, domestica ou cancela as instituições da democracia liberal. (KRAUZE, Enrique, 2008)

Diante dos traços apresentados por Krauze, e da complexidade em apontar friamente um país como regime propriamente Populista, é que neste momento a análise se pautará sobre aqueles casos mais visíveis e específicos na História da América Latina.
Os discursos Populistas ganharam espaço no início do século XX. As doutrinas divergem sobre quem teria iniciado este levante e qual seria a data
Pois bem, sem adentrar a uma ordem cronológica, temos que em 1915 a 1962, no México, Lázaro Cárdenas iniciou um processo de Reforma Agrária, conquistou apoio do campesinato rural e na área urbana não foi repressor. Partidos políticos contrários articularam-se em torno do governo. Cárdenas demonstrava o carisma perante os meios de comunicação e ganhava seu espaço como um líder revolucionário. Uma gestão populista inicia-se em 1934, com características próprias, mas sem se esquecer das artimanhas que o mantinham um ídolo perante a massa popular. (GUIMARÃES, Simone Oliveira, 2010).
Feito no parágrafo acima um indicativo de um Populista que conquistou e marcou um período, apresentando características de governo únicas: A neutralidade perante as classes, não repressão, aliança política etc. Neste momento discorrer-se-á sobre uma participação significativa na vida política latino-americana: “Juan Domingo Perón, que entre 1946 a 1955 governou a Argentina e posteriormente um segundo mandato em 1973 a 1974.
Perón apoderou-se do populismo como ninguém naquele período, ao ponto de pesquisadores da história política estender a terminologia para assim enfatizar ainda mais seu governo chamando-o de Peronismo, trocadilho que até hoje é utilizado. Juan Domingo Perón, um admirador do fascismo, oficial do exército, eleito em 1946 com apoio dos trabalhistas e do exército, suas principais propostas era a utilização dos recursos nacionais, a expansão do setor industrial e a organização do Estado, principalmente da classe trabalhadora urbana.
O governo na Argentina durante gestão de Perón torna-se ditatorial, a corrupção, repressão e censuras eram camufladas por sua esposa, Eva Perón, a mãe do povo pobre, dos descamisados, “Evita” assim aclamada. Sua evidência, e facilidade em encarnar as práticas populistas, chamando a atenção para si, deixando Juan Perón em segundo plano davam a este o respaldo para agir construindo a imagem pública que lhe convinha. Após morte de Evita em 1952, Perón perde uma grande aliada e em 1955 é deposto pelas forças armadas. Em 1973 adentrou o governo novamente, porém sem recuperar o prestígio, morreu em 1974. (PETTA, Nicolina Luiza de, 2005.)
Salienta-se a importância no cenário político de cunho Populista a participação de Getúlio Vargas, no Brasil, com uma forma de governo mais similar a Juan Perón, conquistou a massa popular. Em meados do século XX suas propostas e realizações direcionadas as necessidades dos trabalhadores, casos como o da intervenção nos sindicatos, a criação da legislação trabalhista, carteira de trabalho, o nacional-desenvolvimentismo, industrialização, ou seja, vários outros projetos que o colocaria em um patamar de governo reconhecido mundialmente devida a atenção dada à classe trabalhadora. Simone Oliveira Guimarães explica:
Pois ao controlar e administrar as demandas dos trabalhadores o governo passa a ter um poder de barganha junto a essas massas urbanas e de certa parte minar a influência de outros grupos, tais como os anarquistas e socialistas, que geralmente estavam presentes no meio dos movimentos urbanos trabalhistas. (GUIMARÃES, Simone, 2010).
Vargas, porém também era um ditador, limitava os poderes, disciplinava a rédeas curta os contrários ao seu governo, uma onda de repressão e censura eram armas para que seu governo se mantivesse de pé. Hoje Getúlio é no Brasil um título divisor de ideologias: “Ou o amam, ou o odeiam”.
Deixando o passado de lado e analisando os governos atuais, o Populismo na América Latina propaga-se por correntes que escrevem a História com ainda mais fervor do que o período Peronista. Dois líderes, não semelhantes em suas gestões, mas ambos conhecedores das técnicas populistas: Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva enquadram-se como presidentes populares, que tiveram suas campanhas políticas pautadas nas propostas de melhorias no setor industrial, e ampliação dos direitos dos trabalhadores.
Hugo Chávez, na Venezuela é a definição mais coerente do que podemos chamar de populismo atual, mas este ramificado pelo velho peronismo, usando a força da palavra e das armas, censurando e esmagando àqueles que o repugnam. Em seus discursos declara-se fã incondicional de Fidel Castro e do socialismo, nos meios televisivos dispara em tom de ameaça: “Ou é Socialismo, ou a morte”. (VEJA Online, 2010).
O governo de Lula, no Brasil, iniciou-se com características essenciais do Populismo, da esquerda, lutando pelo direito dos trabalhadores, e criando planos de assistência aos mais necessitados, que, aliás, são muitos. Desta forma criou carisma, ficou conhecido mundialmente e seu nome é pleonasmo de sistema populista moderno, pois abriu mão do “não” as grandes potências e a elas se rendeu no setor da industrialização e políticas externas. Assim ampliando os horizontes e não sendo rechaçado pelos partidos capitalistas. A criação de alianças com os imperialistas pelo contrário fizeram com que sua popularidade ganhasse em carisma pelo mundo todo. É certo que a corrupção nem este Líder combateu ou se deu conta, pelo contrário, tudo negou e disse nada conhecer, verdade ou não, sabe-se que Lula é uma referência de como se fazer política nos dias de hoje.
Os mecanismos utilizados pelos governantes na manipulação das massas populares são o uso dos discursos voltados às ideologias de distribuição de rendas, de estabelecer a igualdade, de usarem os meios de comunicação para persuadir. E àqueles que se rebelam contra o sistema proposto são censurados, caçados e corrompidos. A corrupção é comum, porém o Populista logo consegue desviar a atenção do povo para outros setores do Estado, seja através da política do pão e circo, da teledramaturgia, de uma nova proposta de renda, etc. (MUNDO FOX, 2010)
A relação existente entre o Populismo e o Coronelismo está vinculada a fatores sociais, econômicos e culturais no Brasil (Corrupção e Repressão). O coronelismo por vez é a base histórica desde movimento assistencialista, onde os detentores do poder político eram os grandes proprietários rurais (os coronéis). Os trabalhadores das fazendas viam no coronel a figura representativa e protecionista, enquanto o coronel ostentava suas riquezas, aos súditos cabiam se contentar com planos assistenciais para saúde, moradia e alimentação. Os descontentes eram reprimidos com violência, para que assim o patriarca estampasse seu poderio perante os mais fracos e estes o respeitasse como poder supremo e único garantidor de seus possíveis direitos. (ANDRIOLLI, Antônio Inácio, 2006)


CONCLUSÃO

As correntes doutrinárias que investigam e estudam as formas de governo passado proporcionam fontes ricas na compreensão do momento político dos países da América Latina.
O populismo visível no século XX ganha força neste momento. Reformulações na terminologia são discutíveis, existem os conservadores, casos como o de Hugo Chávez, da Venezuela; Rafael Correa, do Equador, que simpatizantes aos movimentos vividos em Cuba tentam implantar em seus respectivos país um molde comunista, hoje por eles defendido como sistema socialista, regendo-os por meios das técnicas populistas. Outros governantes aderem ao populismo, mas o modernizam, cativam a sociedade através de novos programas de governo e abrindo mão de um nacionalismo tão fechado, casos como o do governo Lula, no Brasil.
Entender os meios, os mandamentos populistas, é básico na vida de um cidadão contemporâneo e de olhares voltados para ciência política de seu país. A roupagem dada pelos líderes da América Latina camufla interesses pessoais, e abre espaço para que capitalistas de 1º mundo tentem apoderar-se das riquezas naturais e próprias de cada território alegando que neles se propagam interesses contrários a ordem mundial. Um conflito de interesses que levam a tona nos meios de comunicação um protótipo do caos.
O Coronelismo e clientelismo juntamente manifestados em séculos atrás embasaram e articularam o desenvolvimento Brasileiro, que em um processo evolutivo, após passagem por regimes de ditadura, militarismo, alavancou um Populismo interessante para a política vigente.
O trabalho é uma síntese de governos e períodos, sendo que a este cabe esclarecer conceitos e adequá-los a um contexto histórico de construção dos valores Populistas.

REFERÊNCIAS

KRAUZE, Enrique. OS DEZ MANDAMENTOS DO POPULISMO – TELEIÓS. Disponível em: http://www.teleios.com.br/2010/os-dez-mandamentos-do-populismo-enrique-krauze/. Acesso em: 23 de setembro de 2010.

GUIMARÃES, Simone Oliveira. “POPULISMO”, Disponível em http://www.coladaweb.com/politica/populismo. Acesso em: 23 de setembro de 2010.

PETTA, Nicolina Luiza de, HISTÓRIA – Uma Abordagem Integrada, volume Único / Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparicio Baez Ojeda, Luciano Delfini, - 1º Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.

VEJA Online. “POPULISMO NA AMÉRICA” – Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/populismo_america/index.html. Acesso em: 23 de setembro de 2010

MUNDO FOX, DESVENDANDO A AMÉRICA LATINA. – Documentário - Disponível em http://www.mundofox.com.br/br/videos/desvendando-a-america-latina. Acesso em: 23 de setembro de 2010.

ANDRIOLLI, Antônio Inácio. “CAUSAS ESTRUTURAIS DA CORRUPÇÃO NO BRASIL” Revista Espaço Acadêmico, nº 64 – Setembro de 2006 – Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/064/64andrioli.htm. Acesso em 23 de setembro de 2010.
outubro 01, 2010

Michel Telo

1. Ei, psiu beijo me liga
2. Larga de bobeira
3. Fugidinha
4. Pode ir
5. Amanhã sei lá
6. Curtindo solidão
7. Me odeie
8. Fala coração
9. Pot-pourri: saudade de minha terra / 60 dias apaixonado
10. Dominou geral
11. Se não tem mar, vamos pro bar
12. É amor pra valer
13. Olhos negros
14. Pot-pourri: barquinho / eu quero você
15. Orelhão
16. Amor não é paixão
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18. Balada sertaneja
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