Filme: "MANDELA - Luta pela Liberdade"

Mandela – Luta pela Liberdade é um dos, senão o melhor filme que retrata a vida do maior líder que a África do Sul já teve em todos os tempos. O longa-metragem é também de longe um dos melhores filmes do diretor Billie August nos últimos tempos. O roteiro, porém, não tem como foco central a vida de Nelson Mandela, mas, a do carcereiro James Gregory, que conheceu Mandela numa prisão de uma ilha da África do Sul, fato que muda a vida do carcereiro para sempre. É imporante mencionar que o filme é baseado no livro escrito pelo próprio James Gregory, em vida.


O desenrolar da história acontece na década de 1960, quando Mandela está preso. O longa ultrapassa décadas e se desenvolve sob o ponto de vista do carcereiro toda a vida de prisão e pensamentos de Mandela. Gregory, a princípio, sente ódio pelo líder que acabou com o Aparthaid, mas, com o convívio, e depois que Mandela lhe fala sobre a Carta da Liberdade, documento aprovado pelo Congresso da África do Sul e apontado como uma série de reformas “comunistas” que, na verdade, difundiam o livre direito à educação, saúde, entre outros, ele (Gregory) torna-se amigo do prisioneiro, pois o conteúdo que contém no documento é tudo aquilo que ele sonha para seu país.

O filme de Billie August narra os 27 anos de prisão de Mandela e sua soltura em 1990. Carregado de forte sentimento e conteúdo histórico importante para os dias de hoje, Mandela - Luta pela Liberdade é sem dúvida o filme mais emocionante que já assisti. Destaque para as palavras sábias do líder sul-africano aproveitadas no filme: “Se quem está no poder nega a sua liberdade, o único caminho para a liberdade é o poder”. Outro destaque para os atores Joseph Fiennes (Gregory) e Dennis Haysbert (Mandela). A atuação dos dois sem dúvida deu um toque especial no filme, de modo especial quando eles contracenam. O filme de Billie foi lançado em 2007 e vale a pena ser assistido e apreciado.

Mandela – Luta Pela Liberdade (Goodbye Bafana, 2007), 118 min.
Direção: Billie August
Roteiro: Greg Latter (roteiro), James Gregory (livro)
Com: Joseph Fiennes, Dennis Haysbert, Diane Kruger, Patrick Lyster, Shiloh Henderson, Tyrone Keogh, Megan Smith, Jessica Manuel, Faith Ndukwana


Assistir Online:
Watch live streaming video from tvfilmoteca at livestream.com

Um comentário:

  1. Gostei da dica! Vou alugá-lo, e depois, volto a esta coluna para comentar. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.

Postagens populares:

Comments